Fanny Vong

A indústria de turismo e hospitalidade constitui um dos sectores em mais rápido crescimento em todo o mundo, oferecendo aos seus profissionais grandes oportunidades. A Universidade de Turismo de Macau (UTM) é uma das principais instituições de ensino superior na área do turismo, na região Ásia-Pacífico.

a UTM é uma instituição pública dinâmica e inovadora. Os programas são de excelente qualidade pedagógica e apetrecham os alunos com as competências necessárias para um bom desempenho neste sector.

A UTM acredita que o desenvolvimento do turismo depende de uma mão-de-obra bem qualificada e de uma liderança de elevada qualidade. Porta-voz da participação dos indivíduos e da comunidade, a UTM orgulha-se dos alunos que todos os anos ajuda a formar, que não são apenas profissionais de excelência, mas que trabalham, ainda, para o bem de todos.

Desde o lançamento do QS World University Rankings na área da Hospitalidade e Gestão de Lazer, em 2017, a UTM tem ocupado posições de topo neste ranking, a nível mundial e da Ásia.

A UTM foi a primeira instituição de ensino do mundo distinguida com o Sistema de Certificação TedQual, concedido pela Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas (UNWTO, na sigla inglesa). Actualmente, entre as instituições de ensino superior do mundo, a UTM orgulha-se de ter o maior número de programas de licenciatura, certificados por este sistema.

Em 2017, a UTM tornou-se a primeira instituição de ensino superior, a nível mundial, a obter a qualificação International Quality Review (IQR) da Agência de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior (QAA) do Reino Unido.

Para a UTM a investigação assume um aspecto fundamental. A Universidade está ciente das suas responsabilidades nesta área e os seus quadros superiores promovem a criação de um ambiente onde alunos e professores realizam actividades de investigação conjuntas e produtivas.

A UTM, sendo uma importante instituição de ensino, trabalha em estreita colaboração com organismos e associações essenciais na área académica e no sector do turismo, entre os quais a Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas (UNWTO, na sigla inglesa), a UNESCO e a Associação de Turismo da Ásia-Pacífico (PATA, na sigla inglesa).

A UTM colabora com várias instituições, reforçando, assim, a sua posição como polo asiático de ensino e formação. Um exemplo é o Centro Global para a Educação e Formação em Turismo, nA Universidade de Formação Turística, criado em 2016, na sequência de um memorando de entendimento assinado entre o Governo da RAEM e a Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas. O Centro visa através da cooperação com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, oferecer programas de educação e formação a agentes turísticos de países em vias de desenvolvimento.

A UTM promove, também, formação profissional reconhecida a nível internacional. Continua a reforçar a sua oferta nesta área na tentativa de apoiar as variadas necessidades do sector do turismo e da hospitalidade.

A Universidade de Formação Turística visa desempenhar um papel importante na estratégia nacional da “Grande Baía” que inclui as duas Regiões Administrativas de Hong Kong e Macau e a Província de Guangdong. Um dos objectivos é desenvolver a área demarcada da “Grande Baía” como lugar de excelência internacional para a educação, aproveitando o posicionamento de Macau como base para a educação e formação turística.

Como presidente da UTM, é meu dever, em conjunto com a restante equipa de gestão, manter este ritmo de desenvolvimento, contribuindo, assim, para a promoção de Macau como centro mundial de turismo e lazer, tal como previsto pelo Governo da RAEM e o Governo Central da República Popular da China. Na sequência da revisão da Lei do Ensino Superior de Macau em 2017, demos início aos trabalhos preparatórios de criação de programas de pós-graduação, de modo a ampliar a oferta pedagógica dA Universidade.

Mantemos o compromisso de oferecer excelência pedagógica no que respeita a investigação e a prossecução de políticas de responsabilidade social. A UTM tem como objectivo ajudar a construir o futuro do turismo e do sector da hospitalidade na região da Ásia-Pacífico e em termos globais.

Dra. Fanny Vong
Reitor