THS – Escola de Turismo e Indústria Hoteleira

A Escola de Turismo e Indústria Hoteleira foi inicialmente estabelecida em 1982 sob alçada da Direcção dos Serviços de Turismo. A Escola começou com um pequeno corpo docente de 7 membros ministrando dois cursos, nomeadamente Recepção e Andares, nas suas instalações temporárias localizadas em anexo à Pousada de Mong-Há. Nos anos seguintes, mais cursos foram acrescidos, tais como Culinária, Línguas e Guia Turístico.

Em 1993, com a estratégia de apoio ao desenvolvimento do turismo, o Governo de Macau decidiu criar um instituto de educação de nível superior destinado só ao ensino do turismo. Uma comissão instaladora foi estabelecida para se dedicar aos trabalhos preparatórios, e 2 anos depois, em 1995, o Instituto de Formação Turística foi criado. Nesta mesma altura, a Escola de Turismo e Indústria Hoteleira foi integrada ao Instituto.

Hoje, a Escola de Turismo e Indústria Hoteleira é uma das escolas do Instituto proporcionando cursos para uma gama variada de alunos que se associam a nós com objectivos diferentes. Muitos jovens frequentam cursos pré-vocacionais para aprender mais sobre a indústria antes de decidirem sobre o seu caminho académico ou da sua carreira profissional; outros frequentam programas profissionais para obter conhecimentos essenciais antes de começar a sua carreira profissional ou para montar o seu próprio negócio. Profissionais da indústria são submetidos a avaliação para obter reconhecimento e certificação internacional das suas competências; alguns trabalhadores ambiciosos vêm adquirir mais técnicas e conhecimentos de nível superior para continuar a desenvolver a sua carreira; algumas pessoas frequentam os nossos cursos simplesmente para aprender algo diferente.

Com o intuito de desenvolver melhor a mão-de-obra local e impulsioná-la para um nível superior, para além de organização de cursos para o público em geral, a Escola trabalha também com parceiros industriais e associações comunitárias locais, personalizando o conteúdo dos cursos consoante as suas necessidades. Os programas são oferecidos aos níveis básico, intermédio e avançado nas categorias seguintes: Hotelaria e Restauração; Património e Turismo; Vendas a Retalho , Eventos e Comércio; Estudos Criativos e Informática ; Saúde, Spa e Beleza; Língua e Cultura; e Desenvolvimento Pessoal.